PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR/PRIVADA

Desenvolvida exatamente como uma solução para assegurar a manutenção da sua qualidade de vida no futuro, complementando os rendimentos proporcionados pela Previdência Social, através de investimentos feitos a longo prazo a Previdência Complementar / Privada, pode ser uma de suas principais fontes de renda no futuro.

Existem dois sistemas de previdência complementar / privada: a fechada e a aberta.

previdência complementar / privada fechada é aquela oferecida como forma de benefício por empresas ou associações a seus funcionários ou associados. Entre as principais características deste sistema está o princípio do mutualismo, onde conforme a lei, prejuízos ou superávits são distribuídos entre os participantes do plano. Outra característica é a portabilidade, ou seja, a possibilidade da transferência dos recursos do plano para um novo empregador ou plano de previdência complementar / privada aberta.

previdência complementar / privada aberta é disponível a todos. Neste sistema é possível escolher o tipo de plano que melhor se adapta às suas necessidades e contribuir da maneira que for mais adequado, respeitando o valor mínimo de contribuição. Destacam-se entre os avanços conquistados nos últimos anos:

  • A transparência e a governança corporativa na gestão dos recursos investidos
  • A portabilidade, garantindo transferência dos recursos para um novo plano de previdência aberto
  • Padronização de regulamentos
  • Tipificação de produtos (para o público jovem, para aqueles que declaram Imposto de Renda e para quem é isento ou apresenta declaração simplificada de IR)
  • Aplicação dos recursos investidos em fundos de investimento (FICFI ou FIE) geridos por instituições autorizadas pelo Banco Central
  • Os dois sistemas de previdência fechada e aberta se complementam. Mesmo se você já contribui para a previdência complementar / privada fechada da empresa que você trabalha é recomendável a garantia adicional dos planos de previdência aberta